Dra. Camila Bessow apresenta 5 dicas fundamentais para preparação da sala cirúrgica. Confira!
1 - Conheça o material do bloco cirúrgico em que você vai operar, em detalhes! Quanto mais você souber sobre o material, mais fácil será a cirurgia! Converse com colegas, instrumentadores e enfermeiros do local.
2 - Saiba escolher o hospital correto para cada cirurgia, não agende um procedimento mais complexo do que aquele local pode suportar. Devemos em primeiro lugar pensar na segurança da paciente.
3 - Antes de iniciar a cirurgia, questione se todo o material está em sala, observe a mesa sendo montada e identifique possíveis falhas. Em caso de complicações ou maior complexidade do que o previsto, saiba que medidas tomar para resolver a questão. Exemplo: bandeja de cirurgia aberta se for necessária conversão da laparoscopia, pinça/cautério adicionais.
4 - Posicione a paciente da melhor forma para o procedimento proposto! Na área ginecológica, a altura das perneiras e a posição dos glúteos da paciente pode fazer muita diferença para a facilidade (ou não) do procedimento, além da posição dos braços da paciente. O cuidado para não causar lesões devido a posição do corpo também é muito importante.
5 - Antes de iniciar o procedimento, revise o planejamento cirúrgico para aquele caso, olhe novamente os exames de imagem se for necessário, confirme qual o procedimento será feito, o nome do paciente…