Dr. Marcelo Rombaldi, Cirurgião Pediátrico, apresenta 7 dicas muito valiosas para você que está começando a residência médica.
1 - Cabeça e coração abertos a todas as subespecialidades, independente se já tiver em mente o caminho que gostaria de seguir depois. Isso permite que se possa aprender sem pré-conceitos e se aproveite toda a residência.
2 - Este é o tempo que temos para aprender com supervisão e sob responsabilidade dos tutores, e por isso deve ser aproveitada ao máximo, e a prioridade deve sempre ser a residência.
3 - É um tempo exaustivo, cansativo e que exige muita força para ser concluído. É importante manter cuidados com a saúde física e mental, e ter momentos de lazer e relaxamento.
Confira também o conteúdo sobre médicos residentes: QUAL O IMPACTO DA COVID NO TREINAMENTO DE MÉDICOS RESIDENTES?
4 - O crescimento do conhecimento médico é exponencial nos primeiros anos, e depois ele deve ser apenas refinado e aprofundado. Por isso, o cerne da nossa formação, o conhecimento básico deve ser dominado, para que no momento da especialização haja apenas um aperfeiçoamento do conhecimento e da técnica já adquiridos.
5 - Ter muito respeito pelos pacientes, pois eles são o meio do nosso aprendizado. Lembrar sempre que o foco é o paciente, e procurar sempre oferecer o melhor para o paciente.
6 - Nós aprendemos através da repetição. A repetição é o caminho da competência, e infelizmente não existem atalhos. Estudar e praticar.
7 - Não se comparar com os outros. Cada um tem seu caminho e suas escolhas. Nenhum está mais certo que o outro, até porque todos temos objetivos de vida diferentes.