Com as imagens captadas pelos aparelhos de ultrassonografia, médicos e especialistas conseguem avaliar diagnósticos em tempo hábil, principalmente, em situações emergenciais de UTI e centro cirúrgico.
Dessa forma, os hospitais também são beneficiados com uma rotina mais produtiva, o que acaba melhorando a prestação de serviço nas unidades de saúde. Dentre os exames realizados com o ultrassom em clínicas e hospitais, os mais comuns incluem áreas como, abdome, mama, tireoide, rins, áreas pélvicas etc. O procedimento também é bastante relevante para especialidades como obstetrícia, cardiologia, neurologia e pediatria.
Novidades e inovações no ramo de ultrassonografia
Os avanços tecnológicos ampliaram as possibilidades de cuidados com a saúde dos pacientes e o mercado de ultrassonografia tem acompanhado as tendências. Atualmente, os equipamentos disponíveis contam com recursos inovadores, que conseguem otimizar o trabalho dos médicos e ainda melhorar a competitividade dos hospitais.
Afinal, quando uma instituição de saúde conta com equipamentos modernos ou recém-lançados, ela acaba se diferenciando da concorrência e conquistando cada vez mais a credibilidade dos pacientes. Além disso, com aparelhos inovadores a unidade consegue focar seu trabalho em métodos preventivos, o que acaba trazendo mais equilíbrio para os custos do negócio e menos gastos com ações paliativas.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia, o Brasil possui cerca de 50 mil médicos atuando neste segmento. Em 2019, o Projeto de Lei 2987/19, do deputado Dr. Zacharias Calil (DEM-GO), chegou a tramitar na Câmara dos Deputados para reconhecer a ultrassonografia como especialidade médica. O tema serviu para reforçar a relevância da área para o setor da saúde e a necessidade de cada vez mais pessoas capacitadas para atuar nos exames de diagnósticos.
Durante a Hospitalar 2022, considerada uma das maiores feiras de avanços médicos do país, o ramo de ultrassom também teve destaque. No evento, médicos, pesquisadores e demais profissionais conheceram os novos modelos ultrassom turbinado. Marcas como Philips e Fujifilm vem investindo para comercializar aparelhos cada vez menores, permitindo a portabilidade e mais qualidade para as imagens obtidas pelas máquinas.
Quais são as vantagens do ultrassom para os pacientes?
Os benefícios do ultrassom para os pacientes incluem a manutenção do bem-estar e do conforto durante a realização do procedimento. Afinal, sabemos que durante o tratamento de doenças o uso de técnicas menos invasivas é fundamental para reduzir qualquer tipo de dor ou desconforto que possa agravar o quadro clínico do indivíduo. Abaixo, você vai conferir as nove vantagens do ultrassom:
Confira também o conteúdo: QUAL A IMPORTÂNCIA DA ULTRASSONOGRAFIA POINT OF CARE NA CIRURGIA PEDIÁTRICA?
Existe, ainda, o curso de ecocardiografia, que é voltado para a realização de exames ecocardiográficos em suas diversas modalidades. Com essa especialização, o profissional conhece a anatomia cardíaca e as características da ultrassonografia para essa área da medicina.
Para realizar os exames de ultrassom, o médico aplica uma pequena quantidade de gel sobre a superfície da pele do paciente. Além de facilitar o manuseio do aparelho, e gel também é usado para remover o ar e permitir a transmissão de ondas sonoras através do corpo.
Em seguida, para captar essas ondas e obter as imagens internas do paciente, o médico usa um transdutor, fazendo movimento lentos sobre a superfície da pele. Também é comum usar uma leve uma compressão em determinadas áreas.
Dependendo de cada caso, os transdutores de ultrassom também podem ser inseridos em certas partes corpo para uma avaliação mais específica das cavidades internas. Essa técnica geralmente é usada em exames nas áreas do ovários, útero, próstata e vesícula seminal
Trata-se, portanto, de um exame de imagem que facilita a visualização de diversos órgãos ou tecidos do corpo em tempo real. Por este motivo, ele é tão relevante para a prevenção de doenças.
Os aparelhos de ultrassom podem ser portáteis ou transportáveis, para atender a diferentes tipos de estruturas ou necessidades médicas. Além disso, a tecnologia do ultrassom é extremamente prática, acessível e sem riscos à saúde do paciente.