IMMERSIVE HEALTH – Como a tecnologia que antes parecia ser apenas visionária, agora pode ser usada tanto no treinamento de médicos como no tratamento de pacientes.
Texto adaptado por Dr. Miguel Nácul de “My editor’s pick for EJM Innov. 2020;4[1]: 40-47. (European Journal of Medicine)” - https://www.emjreviews.com/innovations/article/the-era-of-immersive-health-technology/
Immersive Health pode ser livremente traduzida como “saúde imersiva” é um termo que engloba tecnologias que interagem ou alavancam a neurociência do cérebro humano. Na área da saúde, as tecnologias imersivas têm um potencial disruptivo em todas as especialidades médicas e coletivamente podem ser pensadas como uma forma de “terapêutica digital”. Essas tecnologias permitem que os profissionais de saúde tratem ou gerenciem uma condição médica de maneira mais efetiva do que seria possível na assistência médica tradicional. Uma definição ampla é proposta pela Digital Therapeutics Alliance (DTA): A terapêutica digital oferece intervenções terapêuticas para pacientes que são baseadas em evidências e que são orientadas por programas de software de alta qualidade para prevenir, gerenciar ou tratar um distúrbio ou doença médica. São usados de forma independente ou em conjunto com medicamentos, dispositivos ou outras terapias no atendimento ao paciente. Existem quatro principais modalidades imersivas:1 - Realidade virtual (Virtual Reality-VR): simulação gerada por computador de uma imagem ou ambiente tridimensional podendo interagir de maneira aparentemente real ou física por uma pessoa que usa equipamentos eletrônicos especiais, como um capacete com uma tela interna ou luvas com sensores.
2 - Realidade aumentada (Augmented Reality-AR): experiência interativa de um ambiente do mundo real, onde os objetos que residem no mundo real são aumentados por informações perceptivas geradas por computador, às vezes através de várias modalidades sensoriais, incluindo visual, auditiva, háptica, somatossensorial e olfativa.
3 - Aprendizado da máquina (Machine Learning-ML): processo que aproveita o poder computacional para aprender relacionamentos com os dados, com ênfase em algoritmos de computação eficientes e reconhecimento de padrões. Os algoritmos de BC criam um modelo matemático baseado em dados de amostra, conhecidos como dados de treinamento, para fazer previsões ou decisões sem que exista uma programação explicita para executar a tarefa.
4 - Inteligência artificial (Artificial Inteligence-IA): desenvolvimento de sistemas de computador capazes de executar tarefas normalmente exigindo inteligência humana, como percepção visual, aprendizado, raciocínio e ação.
Nos últimos anos, o uso de tecnologias imersivas se tornou popular, seja por reconhecimento de voz em sistemas como o assistente virtual da Amazon Alexa (Amazon, Seattle, Washington, EUA) ou em videogames no Pokémon Go (Niantic, Inc., San Francisco, Califórnia, EUA). Tecnologias imersivas tornaram-se amplamente aceitas pelos consumidores para uso recreativo e aceitas em parte de suas vidas diárias, conscientemente ou não. No entanto, seu uso na área da saúde atualmente não é explorado em todo o seu potencial.