Como grupo, o estilo de aprendizagem preferido dos “Millennials” se diferencia das gerações anteriores. Os “Millennials” preferem trabalhar em equipe e anseiam por estrutura com metas orientadas para a realização. “Millennials” querem se envolver diretamente no aprendizado e suas próprias experiências e sentimentos são importantes para este grupo. Desejam uma aprendizagem experiencial e imersiva que seja visual e cinestésica. O cérebro processa a experiência de aprendizagem imersiva de maneira diferente e as informações processadas têm maior probabilidade de serem lembradas posteriormente. É o aprender, fazendo!
Currículos acadêmicos e programas de residência médica nas diversas especialidades cirúrgicas têm falhado em oferecer (quando oferecem) formação sólida em videocirurgia. O método de treinamento em programas de residência médica em cirurgia, focado na realização de procedimentos cirúrgicos sob supervisão em pacientes, comprovou sua eficiência na era da cirurgia aberta, mas não para procedimentos videocirúrgicos. Para este tipo de procedimento, o aprendizado psicomotor não deve e não pode ser desenvolvido diretamente no paciente. A formação em videocirurgia requer a aquisição de habilidades psicomotoras únicas, através de treinamento realizado inicialmente por simulação cirúrgica. Plataformas de ensino como o Fundamentals of Laparoscopic Surgery (Sociedade Americana de Cirurgia Endoscópica Gastrointestinal) e o Laparoscopic Surgical Skills (Sociedade Européia de Cirurgia Endoscópica), além dos simuladores de realidade virtual são exemplos que têm sido amplamente utilizados tanto para o ensino como para a acreditação de cirurgiões em todo o mundo. Por fim, uma deficiência de treinamento durante a residência médica gera a necessidade por parte do cirurgião a buscar uma formação complementar após o término do seu período de treinamento.
À medida que a tecnologia avança, os meios com os quais os profissionais médicos são treinados também podem progredir. Uma compreensão cada vez maior das melhores práticas pedagógicas está tornando mais claro a cada ano quais são os métodos mais eficazes. Desde mudanças nas técnicas pedagógicas até o aumento do uso de simuladores médicos, os preceptores cirúrgicos de hoje têm mais opções para tornar o treinamento dos médicos residentes mais eficaz do que nunca.Médico Residente, você que está terminando sua residência e têm dúvidas sobre o que fazer agora, aqui no Instituto Simutec você encontrará uma ótima solução para aprender novos procedimentos e aprimorar sua técnica através da metodologia e tecnologia utilizada nos centros médicos de referência dos EUA e Europa.
Leia o relato do Dr. Marcelo Rombaldi, Cirurgião Pediátrico, médico com mais horas treinadas na história do Instituto Simutec:"Eu pratico no Instituto Simutec desde 2015, ainda quando era acadêmico. Pratiquei mais de 360 horas de treinamentos, que me possibilitaram, hoje, como Cirurgião Pediátrico, executar procedimentos de alta complexidade. Tenho toda certeza de que pude trazer melhores resultados para os pacientes."
Qualificar a carreira profissional por treinamento o torna um profissional ainda mais eficiente e seguro.
Referências:
1 - Nácul MP, Cavazzola LT, de Melo MC. Current status of residency training in laparoscopic surgery in Brazil: a critical review. Arq Bras Cir Dig. 2015;28(1):81-5.
2 - https://blog.ipivs.com/blog/better-ways-of-learning-in-medical-training-and-simulation