top of page

Avanço do 5G no Brasil vai ampliar uso da telemedicina em 2024, aponta estudo


5G e telemedicina

As novidades envolvendo as novas tecnologias geram cada vez mais impactos positivos para o setor da saúde. Segundo um levantamento global realizado no último trimestre de 2023 pelo Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), a telemedicina será a aplicação mais beneficiada pelo 5G no Brasil ao longo do ano de 2024. 


De acordo com a pesquisa, essa tendência inclui também as cirurgias remotas. O estudo ouviu diversos diretores de TI e líderes em TI. Ao todo, 54% dos entrevistados apontaram a telemedicina como uma forte tendência relacionada ao uso da quinta geração de internet móvel. Em seguida, aparecem na pesquisa as áreas de: educação, aprendizado remoto e entretenimento. 


O IEEE realizou a pesquisa a nível global, envolvendo 350 executivos do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, China e Índia. O instituto também perguntou quais áreas da tecnologia serão mais importantes em 2024. O resultado mostrou que 65% deles acreditam que será a inteligência artificial, seguida da realidade estendida (28%), computação em nuvem (24%), 5G (22%) e veículos elétricos (20%).


Vale lembrar que, dentre as opções citadas pelos especialistas, boa parte delas pode ser facilmente aplicada na medicina. É o caso, por exemplo, dos simuladores usados nos treinamentos para médicos do Instituto Simutec e as mais recentes ferramentas de inteligência artificial criadas para agilizar o atendimento em hospitais do país. 


Atualmente, a telemedicina tem sido usada para ampliar o acesso às consultas, principalmente dos pacientes em regiões mais afastadas ou com dificuldade de locomoção. Além disso, ela facilita a troca de informações à distância entre paciente e profissional, favorecendo a flexibilidade nos atendimentos.


Outra vantagem da chegada do 5G no Brasil para a telemedicina é a estabilidade durante as conexões e a diminuição de falhas que possam levar à perda de informações. Ou seja, muito mais do que o alcance geográfico, a digitalização dos atendimentos gera eficiência na prestação de serviços médicos. Com isso, não só a área da saúde sai ganhando, mas toda a sociedade!




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page