top of page

Inteligência artificial na medicina beneficia e agiliza trabalho dos profissionais da saúde


Inteligência artificial na medicina


O uso da inteligência artificial na medicina tem progredido rapidamente nos últimos anos e já é visto como uma das principais tendências para a área da saúde. Esse tipo de tecnologia, aliada aos avanços dos estudos médicos, gera benefícios significativos, que impactam pacientes, profissionais de saúde e pesquisadores.


De acordo com um levantamento da consultoria Accenture, 61% dos profissionais de saúde brasileiros utilizam ferramentas tecnológicas para observar pacientes e otimizar o tempo das consultas. Isso inclui, por exemplo, assistentes virtuais para auxiliar na triagem e nos processos administrativos. Na opinião de Vitor Asseituno, presidente da empresa do segmento de planos de saúde Sami, a Inteligência Artificial faz parte deste movimento inovador, sendo uma excelente solução para ações de saúde preventiva e para o crescimento da telemedicina no Brasil


Os avanços da medicina, e a transformação digital - que ajuda, e muito, a alavancar inclusive os estudos científicos - já indicam um novo rumo para o futuro da saúde, com a inteligência artificial desempenhando um papel fundamental nesse cenário. Potencializar as habilidades das pessoas, aliando com o poder da IA, é essencial para os atendimentos. Os médicos e enfermeiros, por exemplo, perdem um tempo precioso que poderiam estar dedicando aos pacientes, com tarefas administrativas. Inserir a tecnologia neste cenário pode beneficiar o setor, mas principalmente a atenção dedicada às pessoas”, afirma em entrevista ao Portal Saúde Business.


Outra boa notícia é que a criação de novas plataformas para o setor da saúde estão a todo vapor no Brasil, despertando cada vez mais o interesse dos desenvolvedores. Recentemente, o núcleo de inovação do Hospital Sírio-Libanês - um dos mais conceituados de São Paulo - criou uma ferramenta de Inteligência Artificial que reduz em 40% o tempo gasto no preenchimento dos protocolos clínicos por parte das equipes de saúde. 


Batizada de Sofya, a plataforma conta com diversas funcionalidades, entre elas, a automatização de tarefas rotineiras, preenchimento de documentação através da voz,  suporte para decisões clínicas complexas, como diagnóstico de hipóteses e sugestões de exames laboratoriais adequados.


O Instituto Simutec, que oferece cursos para médicos com simuladores de última geração e metodologia 100% inovadora, está acompanhando todas as novidades relacionadas à medicina para manter nosso público cada vez mais atento ao que está por vir. Continue acompanhando nosso blog para se atualizar sobre: novos cursos, tendências, pesquisas e muito mais!


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page