top of page

O QUE NOSSA EQUIPE APRENDEU NO SOUTH SUMMIT 2023: DESAFIOS DA INOVAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO

por Equipe Instituto Simutec




Texto por: Gabriel Vanoni - Diretor na Vereda Comunicação, em conjunto com Patrícia Ribeiro - Gerente de Tecnologia e Simulação e Tatiana Zaleski - Gerente de Negócios, ambas equipe Instituto Simutec.


Nossa equipe esteve presente na segunda edição do South Summit Brasil, que ocorreu em Porto Alegre entre os dias 29 e 31 de março. Queremos dividir um pouco dessa experiência trazendo uma visão das principais temáticas abordadas, confira!

O evento contou com uma participação expressiva de público, mais de 20 mil pessoas estiveram presentes nesta edição. Montado às margens do Rio Guaíba, no Cais Embarcadero, cartão postal de Porto Alegre, em uma área de 22 mil m², que contou com visitantes de 50 países, 3 mil startups, 900 speakers, 150 patrocinadores, 7 mil empresas e mais de 100 fundos de investimento, sendo 30 deles internacionais.

As temáticas abordadas foram bem diversas, nossa equipe acompanhou mais diretamente as que abordavam assuntos relacionados a Inovação, ESG, Marketing e Futuro do trabalho, entre outras temáticas sempre presentes no dia-a-dia das empresas. Mas a atenção foi especialmente voltada ao nosso segmento, ou seja nas questões sobre Educação, Cuidado ao paciente e Saúde Digital.

Confira agora os nossos destaques do SOUTH SUMMIT BRASIL 2023

Com a presença de importantes nomes do ecossistema de saúde, o evento se tornou uma oportunidade única para discutir as tendências e desafios desse setor, que passa por uma fase de mudanças significativas em todo o mundo. Entre os assuntos debatidos estavam a digitalização da saúde, as novas tecnologias, a inovação em serviços e produtos e a importância da colaboração entre os diversos atores do ecossistema.

A discussão sobre a digitalização da saúde foi um dos pontos altos do evento. Com o advento da tecnologia, a forma como os serviços de saúde são prestados vem passando por uma grande transformação. Novas tecnologias como inteligência artificial - IA, big data, telemedicina e wearables estão revolucionando a maneira como os profissionais de saúde prestam seus serviços e como os pacientes recebem tratamento. Como era de se esperar, muito se falou sobre o uso da inteligência artificial nos ecossistemas de saúde e como ela pode impactar no futuro do cuidado com o paciente, mas alarmismos a parte, a IA vem sendo usada na saúde há muito tempo, não é algo recente.

A IA está presente no nosso cotidiano há muito tempo, mas era apresentada de forma restrita e de difícil acesso, com necessidade de investimento alto e conhecimento em programação. A grande inovação trazida pelo ChatGPT foi a usabilidade amigável, que permite a qualquer usuário sua utilização, seja por um aparelho de celular ou mesmo no browser do seu computador. Assim como toda nova tecnologia são necessários estudos e regulamentação para que não seja utilizada de forma dúbia, mas a IA está aí a muito tempo e assim como todo avanço tecnológico veio pra ficar. Fica agora a expectativa de como ela vai influenciar e modificar o ecossistema da saúde, seja no cuidado com o paciente, na formação dos profissionais da área ou na reorganização do sistema como conhecemos hoje.

Uma das palestras mais impactantes que assistimos teve o tema: "Digital Transformation in Health Care", onde o palestrante Fabricio Campolina, presidente da Johnson & Johnson Medtech, apresentou diversas informações sobre essa transformação digital na saúde com destaque para o case "O Chamado do Herói". Criado por médicos do Hospital do Amor, em Barretos, em parceria com uma empresa que desenvolve jogos, esse projeto utiliza a realidade virtual como ajuda no tratamento de crianças com câncer, utilizando música, sons, interação, história, narrativa, a ideia é fazer com que a criança se sinta realmente um super-herói, desta forma se a criança vai receber algo gelado, o jogo de realidade virtual projeta o ambiente de gelado para ela, ou se ela está colocando o oxímetro de pulso para ver a oxigenação dela no sangue, no jogo ela está recebendo o anel do poder, criando, assim, uma experiência que ajude na qualidade do tratamento oferecido a estes pacientes.

Outras palestras que assistimos com foco em saúde e inovação que vale a pena ressaltar foram: "The Future of Healthcare Access", speakers: Vander Corteze (CEO Beep Saúde) Maikol Parnow (Chief Executive Officerhygia saúde) e João Ricardo Wagner de Moraes (CTO Ayga Tecnologia SA); "The Journey of Health Alliances: Entrepreneurship and Innovation in Health Speakers", speakers: Jessica Figueiredo (Head de Inovação - Unicred Porto Alegre), João Batista Loredo de Souza (Diretor Executivo - Unicred Porto Alegre), Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (Secretário de Inovação - Prefeitura de Porto Alegre), Rafael Viegas Cremonese (Diretor Geral do Hospital Mãe de Deus) e Geraldo Pereira Jotz (Pró-Reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS) e "The Future of Artificial Intelligence in Health", speakers: Andreia Dullius (Grow Ventures), Christian Tudesco (Hospital Sirio Libanês) e Renato Cunha (RapidAI).

Além da área da saúde, outro tema que chamou a nossa atenção foi a questão dos rumos do sistema educacional, além da tendência da hiper digitalização, que foi acelerada durante a pandemia, o futuro da educação é ligado ao uso da tecnologia. Sistemas cada vez mais avançados devem contribuir para a otimização das tarefas do cotidiano e nas corporações, o que não isenta a necessidade que teremos em nos qualificarmos ainda mais a cada dia. As máquinas como esperado devem assumir diferentes funções levando a erradicação de algumas tantas profissões, esse ponto existe uma atenção especial às novas profissões que devem surgir neste advento.

Conhecer novas ferramentas e diferentes formas de absorção de conhecimentos que estão surgindo como complemento ou novas possibilidades de construção da carreira profissional chamam a atenção, como por exemplo o caso da Inteli que utiliza uma metodologia focada no desenvolvimento de soluções criativas para desafios reais do mercado e da sociedade, desde o primeiro dia com o objetivo de desenvolver líderes e promover a inovação e o empreendedorismo por meio da tecnologia.

Por fim podemos dizer que foi um grande evento, com alguns limitadores em sua organização - Porto Alegre em seus dias clássicos de Forno Alegre, com temperaturas desumanas, filas intermináveis para as palestras mais concorridas, agravadas pela falta de profissionais do evento organizando estes momentos - mas que nos fez refletir sobre como podemos nos preparar socialmente, educacionalmente e mentalmente para os desafios e oportunidades que teremos nos próximos tempos. Valeu muito essa super experiência! Confira abaixo alguns highlights do que mais ouvimos.


Soft Skills - Education - Purpose - Communication - Diversity - Ecosystem - Innovation - Sustainable - ESG - Future of work - New Tecnologies - Collaboration - Costumer Journey - Mobility - Impact - Treatment - Patient Experience - Digital Revolution


Referências





댓글

별점 5점 중 0점을 주었습니다.
등록된 평점 없음

평점 추가

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page