top of page

Promissor e competitivo, mercado de medicina em Porto Alegre concentra mais de 40% dos médicos do RS

Porto Alegre é um mercado bastante favorável para médicos e profissionais da área da saúde. Com cerca de 1,4 milhão habitantes, a cidade oferece uma ampla rede de hospitais e faculdades renomadas de medicina, que recebem anualmente estudantes de diferentes partes da Região Sul.


medicina porto alegre
Mercado de Medicina em Porto Alegre concentra 40% dos médicos no RS

O protagonismo de Porto Alegre como um dos dois principais polos de saúde no Sul do Brasil foi comentado recentemente durante a apresentação do quinto capítulo do Mapa Econômico do RS. Segundo o estudo, a capital conta com 34 hospitais, sendo sete deles listados entre os 100 melhores do Brasil, e mais de mil clínicas. Outro dado importante é que em Porto Alegre estão concentrados mais de 40% dos médicos do Rio Grande do Sul, e há, na região, seis faculdades de Medicina de excelência.


Isso significa que Porto Alegre está entre as principais capitais do Brasil com serviços de saúde de alto nível. Além disso, o município pode ser considerado um espaço competitivo e promissor de oportunidades para profissionais da área médica. 


A Demografia Médica no Brasil, lançada no ano passado, mostrou que o Rio Grande do Sul tem o equivalente a 3,04 médicos para cada mil habitantes. No total, são 34.803 profissionais em atividade. Porto Alegre, por sua vez, é a terceira capital do Brasil com a maior proporção: tem 15.284 médicos e taxa de 10,24 profissionais por mil habitantes. 

Antes do Rio Grande do Sul, os estados com taxas mais altas de médicos por mil habitantes são: Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.


O Rio Grande do Sul também tem uma das maiores proporções de especialistas por generalistas, que são os médicos graduados, mas que não se especializaram em nenhuma área. Dos 34.803 profissionais no Estado, 24.752 são especialistas, o equivalente a 71,1%. Os outros 10.051, ou 28,9%, são generalistas. Trata-se da segunda maior relação do Brasil, atrás apenas do Distrito Federal.


Segundo a estimativa do levantamento para 2035, o Rio Grande do Sul terá mais mais de 60 mil médicos em atividade e a proporção de 5,16 profissionais para cada mil habitantes. Sem dúvidas, esse cenário de crescimento vai aumentar a concorrência na carreira médica na próxima década e exigir que os profissionais busquem, cada vez mais, por novas formas de se diferenciar na carreira.


Treinamento médico em Porto Alegre é um diferencial!


Com simuladores de última geração, metodologia individualizada, flexibilidade nos agendamentos e professores renomados no mercado, o Centro de Treinamento do Instituto Simutec  tem contribuído ao longo dos últimos anos para potencializar o mercado médico do Rio Grande do Sul e oferecer educação continuada de excelência em Porto Alegre. 


Em atuação desde 2014 na capital gaúcha, o Instituto Simutec é referência na Região Sul em treinamentos para médicos, residentes, graduandos de medicina e cirurgiões nas áreas de: Videolaparoscopia, Ultrassonografia, Endoscopia, Artroscopia, Endovascular, Endourologia, Broncoscopia, Colonoscopia.  


Os treinamentos aprimoram as habilidades dos alunos e garantem muito mais segurança durante a execução dos procedimentos. Isso ajuda a promover um atendimento qualificado nos hospitais e ainda amplia as chances de crescimento profissional do médico. 


Venha conhecer nossa sede em Porto Alegre. Você pode fazer uma aula experimental gratuita.




Se você ainda não conhece o pioneirismo do Instituto Simutec, vale a pena conferir a agenda de cursos! O Instituto também conta com uma unidade em São Paulo e um e-commerce para compras de cursos diretamente pelo site.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page