top of page

TENDÊNCIAS E NOVIDADES DE TREINAMENTO MÉDICO PARA 2023: É HORA DE SE MANTER ATUALIZADO!

por Camilla Rua



Atualmente, a inteligência artificial é uma grande aliada para acompanhar dados dos pacientes em tempo real, emitir alertas de piora ou melhora às equipes, estimar tempo de internação, monitorar a evolução do paciente, verificar o histórico de atendimento, gerenciar recursos, entre outras possibilidades. Essas informações ajudam o médico a fazer um trabalho mais estratégico, principalmente em situações complexas.

Por outro lado, os hospitais que aderem à inteligência artificial têm ganhos positivos na gestão, entre eles, o controle de gastos e a assertividade na tomada de decisão.

Além da inteligência artificial, outro campo da tecnologia que deve ganhar ainda mais espaço em 2023 entre os médicos são os equipamentos de monitoramento de saúde, como os wearables e os smartwatches. A realidade virtual e aumentada também estará cada vez mais presente nos implantes, na realização de exames e nos tratamentos oferecidos nas unidades de saúde.

A medicina atual também tem se beneficiado pelas facilidades oferecidas pelos tratamentos terapêuticos digitais, pela impressão 3D, pela imunoterapia, terapias genéticas e pelo uso de células-tronco.

Em linhas gerais, o que podemos esperar é que as novidades lançadas ao longo de 2022 tendem a se aprimorar nos próximos meses e ganhar cada vez mais adeptos. Ou seja, a junção entre o mundo físico e o virtual vai exigir dos médicos uma postura mais disruptiva e aberta ao novo, especialmente quando falamos de novos equipamentos e avanços da ciência.

Isso inclui também as universidades e centros de treinamento, que devem se manter atualizados sobre as novas ferramentas que estão surgindo. O Instituto Simutec, por exemplo, é referência neste assunto porque segue atento às tendências do setor e está com uma programação repleta de novidades para 2023. A agenda inclui cursos, eventos de experimentação e o retorno dos treinamentos extensivos com parte teórica, prática e tutoria.

Vale lembrar que a programação engloba eventos tanto em Porto Alegre, onde o instituto já possui reconhecimento pela sua atuação de quase uma década na área médica, quanto em São Paulo, o que comprova a relevância do Simutec em outras regiões do país.

Por fim, diante deste cenário de muitas inovações para médicos e hospitais, fica aqui um questionamento que deve estar no radar dos profissionais da área: sua qualificação parou no tempo ou você está por dentro das novidades que chegam ao Brasil?

Aproveite o início do ano para investir em treinamentos que impulsionem a sua carreira!



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page