top of page

Busca por curso de Broncoscopia deve crescer no Brasil com oferta do EBUS no SUS

Um dos temas principais da 17ª reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, realizada no início de dezembro, foi a incorporação do exames EBUS (ultrassonografia endobrônquica) e EUS (Ultrassonografia Endoscópica) no estadiamento dos Carcinomas Pulmonares de Células não Pequenas (CPCNP). 

 

Representantes das comissões científicas de câncer e endoscopia respiratória da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia estiveram presentes no encontro como consultores externos, contribuindo com informações técnicas e esclarecimento das dúvidas dos membros da Comissão. 


Após a apresentação das evidências, das análises de custo-efetividade, dos impactos orçamentários e das principais dúvidas dos especialistas, a resolução foi de ‘Recomendação da Incorporação da ecobroncoscopia e da ecoendoscopia para o estadiamento dos pacientes com diagnóstico de CPCNP (câncer de pulmão não pequenas células)’.

 

Em breve, a CONITEC receberá contribuições adicionais por meio de consulta pública e finalizará a recomendação definitiva. Enquanto o assunto é debatido, é fundamental que médicos e residentes se dediquem e busquem especialização para atender a um possível aumento na demanda por esses exames.


Atualmente, os procedimentos EBUS e EUS são oferecidos apenas na rede particular. Com a mudança, a expectativa é que a procura aumente consideravelmente tanto no SUS como nos atendimento por planos de saúde, exigindo mais capacitação por parte dos médicos e cursos de Broncoscopia para a realização adequada do EBUS e EUS.


No Instituto Simutec, é possível se aprimorar com o curso de Broncoscopia e EBUS, que tem carga horária a partir de 10 horas práticas. O curso de Broncoscopia conta com uma metodologia inovadora e um simulador de última geração, o ENDO Mentor Suite. O equipamento é o único da da América Latina com casos práticos que apresentam pacientes virtuais baseados em casos reais, disponibilizando as mesmas ferramentas usadas no procedimento real e feedback imediato ao aluno.



Curso Broncoscopia EBUS
Curso Broncoscopia EBUS


Os módulos práticos do curso de Broncoscopia podem ser feitos em nossa sede de Porto Alegre (RS). Além disso, o aluno consegue agendar o treinamento prático de acordo com a sua disponibilidade, sem atrapalhar a rotina de compromissos e trabalho.


O público-alvo do curso de curso de Broncoscopia são médicos residentes e especialistas em área de: Pneumologia, Cirurgia Torácica, Cirurgia Pediátrica, etc. 


CONFIRA ABAIXO OS MÓDULOS QUE OFERECEMOS NO CURSO DE BRONCOSCOPIA:


  • INTRODUÇÃO A BRONCOSCOPIA

  • BRONCOSCOPIA DIAGNÓSTICA

  • BRONCOSCOPIA DE EMERGÊNCIA

  • EBUS-TBNA


É importante ressaltar que todos os treinamentos do Instituto Simutec são direcionados para o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas médicas. Por ser individual e com uma metodologia inovadora, os cursos possibilitam que o aluno aprimore as competências de acordo com o seu ritmo.


Ao final do treinamento, o médico estará certamente mais seguro e preparado para realizar diferentes procedimentos endoscópicos, de acordo com a área treinada, beneficiando seus pacientes com um atendimento ainda mais especializado.


Ficou interessado no Curso de Broncoscopia do Instituto Simutec? Entre em contato e faça sua inscrição!



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page