top of page

Dr. Miguel Nácul, coordenador médico do Instituto Simutec, celebra os 10 anos da entidade: ‘Somos referência’


Dr. Miguel Nácul, Cirurgião e Coordenador Médico do Instituto Simutec

Em comemoração aos 10 anos do Instituto Simutec, comemorados neste mês de março, fizemos uma entrevista especial com Dr. Miguel Nácul, cirurgião do aparelho digestivo e coordenador médico da entidade, para abordar os principais marcos vividos por ele à frente do Centro de Treinamento.


Graças à sua experiência e pioneirismo na área da saúde, Dr. Miguel Nácul tem contribuído para ampliar a capacitação dos nossos alunos. Além disso, ele também é um dos responsáveis por fortalecer a credibilidade do Instituto Simutec no cenário nacional. 


Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL), Miguel Nácul está à frente da coordenação médica do Instituto desde 2018. 


Confira a entrevista!


1- Como você descreveria a jornada de crescimento do Instituto Simutec ao longo dos últimos 10 anos?

Na última década, o Instituto Simutec se estabeleceu como uma referência em treinamentos médicos, com grande ênfase na videocirurgia em função de parcerias firmadas com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e com a Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento.  A expansão dos nossos projetos em São Paulo também contribuiu, e muito, para firmar a marca. Hoje, podemos afirmar que somos amplamente conhecidos e respeitados na comunidade médica.

 

2- Na sua opinião, quais foram os principais marcos e conquistas do Instituto Simutec nos últimos 10 anos e que, certamente, contribuíram para a credibilidade da Instituição com médicos e alunos?

A parceria de anos com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com uma quantidade extraordinária de horas e de médicos treinados, foi o principal fator impulsionador da empresa.
Porém, saliento que a parceria com o nosso Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva da Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento, de cerca de 5 anos, é algo muito relevante.
Os cursos para estudantes de medicina e a participação em eventos como a JACAD - Jornada de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo também divulgaram muito a marca. Por fim, a parceria com a AMRIGS e seu centro de simulação estabeleceu o Instituto Simutec como a principal referência em treinamentos médicos de alta tecnologia no estado do Rio Grande do Sul e, por que não dizer, no país!

 

3- Como você avalia as mudanças e inovações que o Instituto Simutec teve na última década para se adaptar às necessidades dos médicos atuais?

O Instituto sempre buscou se adaptar às necessidades de treinamento da comunidade, investindo em tecnologias e processos pedagógicos diferenciados, com a participação de colegas renomados e altamente experientes medicamente e educacionalmente falando. Quando trabalhamos com equipamentos, simuladores de alta fidelidade em realidade virtual, manter um parque tecnológico funcional e atualizado já é uma conquista expressiva.

 

4- Por que você considera os treinamentos primordiais para a formação médica e como você percebe a evolução dos alunos antes e depois de cada curso?

A simulação é a base fundamental para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras (o foco do Instituto), mas também afetivas e cognitivas. Não é mais aceitável treinar inicialmente em pacientes. Conceitos muito bem estabelecidos e registrados em centenas de trabalhos científicos demonstram, de forma inequívoca, a importância da simulação e sua contribuição na evolução do aluno. O próprio Instituto Simutec já publicou e apresentou trabalhos que comprovam este conceito. Por isso, nossos cursos são primordiais para os médicos de hoje e do futuro!

 

5- Quais são os planos e perspectivas para consolidar cada vez mais a presença do Instituto Simutec no Brasil?

Em minha opinião, acho válido aumentarmos cada vez mais as parcerias com instituições de ensino, criar processos originais de treinamento e expansão para o treinamento em cirurgia robótica e de habilidades não psicomotoras - "soft skills", incorporando um espaço maior para a simulação realística e estruturando uma sala cirúrgica virtual simulada.

 

6 - Com base na sua vasta experiência como cirurgião, qual principal legado gostaria de deixar aos seus alunos e colegas de profissão?

Este legado já deixei! Sem falsa modéstia, contribui muito para a criação de um processo pedagógico extensivo de treinamento baseado em simulação para a videolaparoscopia, com centenas de profissionais por mim treinados. E neste sentido, o Instituto Simutec tem sido um grande parceiro e me fornece ferramentas fundamentais para viabilizar os projetos de ensino. 

O Instituto Simutec agradece a dedicação do Dr. Miguel Nácul neste últimos anos e espera contar com seu conhecimento exemplar para estimular a educação médica continuada de qualidade no país!


Komentáře

Hodnoceno 0 z 5 hvězdiček.
Zatím žádné hodnocení

Přidejte hodnocení

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page