top of page

A Importância da Ultrassonografia para Médicos de Família e Comunidade

Atualizado: 19 de out. de 2023


O médico de família e comunidade está sempre preparado para atender às demandas assistenciais em qualquer momento do ciclo de vida individual e/ou familiar, reconhecendo ao mesmo tempo as interações que se dão na comunidade e decidindo as melhores opções de ação clínica para o paciente(1). O papel do médico de família corre paralelo com as necessidades de atenção primária da comunidade, com os recursos médicos disponíveis e com a própria cultura dessa comunidade. O que delimita seu campo de atuação são os recursos existentes no local da comunidade(2).


No contexto das tecnologias em saúde, a ultrassonografia rompeu o domínio médico e da radiologia como especialidade, para servir como ferramenta cotidiana de outros profissionais da saúde na avaliação clínica do paciente, durante o exame físico ou para conferir maior segurança para a tomada de decisões de procedimentos, pois não utiliza radiação ionizante, permite estudos dinâmicos e não é invasivo(3). Além disso, tem ótima portabilidade pois já existem unidades que cabem na palma da mão, o custo está diminuindo gradativamente tendo assim grande potencial de ser incorporado na prática clínica diária(4).


A importância de os profissionais conhecerem e incorporarem esta técnica no seu dia a dia tem extrema valia, pois, este exame aumenta a acurácia do diagnóstico, reduz riscos que possam gerar complicações e auxilia na tomada de decisões sobre melhor conduta clínica, obtendo imagens em tempo real que irão contribuir para o esclarecimento do diagnóstico(4).


Dessa forma, o ultrassom acaba sendo uma solução extremamente útil para os médicos fazerem um trabalho de excelência, mesmo em situações mais complexas. Os pacientes, por outro lado, também saem ganhando porque, graças a esse tipo de recurso, conseguem receber um atendimento qualificado e inovador.


Você sabia que os programas de treinamento oferecidos pelo Instituto Simutec são exemplos de modelos de capacitação focados no desenvolvimento das habilidades dos médicos? Nossos simuladores possuem tecnologia de ponta e atualizada e são os mesmos utilizados em centros de referência nos EUA e Europa. Eles disponibilizam, também, toda a avaliação da performance do aluno, indicando de forma objetiva se ele está realizando o procedimento de maneira correta e o que precisa ser aprimorado, proporcionando ao médico o acompanhamento em tempo real da evolução da sua curva de aprendizado.


Conheça nosso programa completo de ultrassonografia:



Se desejar, você pode fazer 1 hora de treinamento gratuito, pra conhecer o simulador de Ultrassonografia e experimentar na prática um pouco do treinamento.


Agende abaixo, em São Paulo ou Porto Alegre:





Referências:

  1. JANAUDIS, M. Princípios da Medicina de Família: quatro pilares que definem sua identidade. O Mundo da Saúde, São Paulo: 2010;34(3):300-310.

  2. ARIAS-CASTILLO ET AL. Perfil do Médico de Família e Comunidade. Definição iberoamericana. Santiago de Cali, Colômbia, maio de 2010.

  3. LEVITON, AB, DALLAS AP, SLONIM AD. Ultrassonografia a beira leito na medicina clínica. McGraw Hill – Artmed: Porto Alegre/Roanoke, 2013.

  4. BASTOS ET AL. Integração do ensino da ultrassonografia point of care no currículo de graduação em medicina: um relato de experiência. U rev. 2019; 45(1):98-103. DOI: 10.34019/1982-8047.2019.v45.13977.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page