top of page

Vision Pro da Apple promete ampliar o uso da realidade virtual na medicina e em diferentes profissões


apple vision pro
Imagem: divulgação Apple

O recém lançado Vision Pro, da Apple, começou a ser oficialmente vendido neste mês de fevereiro e tem sido um dos assuntos mais comentados entre os interessados por novas tecnologias e inovações. O dispositivo, que se assemelha a um óculos de realidade virtual, custa US$ 3.499 (cerca de R$ 17.000) e já está disponível nas lojas físicas e virtuais da empresa nos Estados Unidos. Por enquanto, não há data confirmada para o lançamento do produto no Brasil.


A proposta da empresa norte-americana criadora do iPhone é oferecer aos usuários um aparelho capaz de transformar “a forma como as pessoas trabalham, colaboram, se conectam, revivem memórias e desfrutam de entretenimento”. Os óculos Vision Pro são controlados pelos olhos, mãos e voz do usuário, permitindo uma interação cada vez mais assertiva entre o mundo real e o ambiente digital.


Dentre os recursos disponíveis no equipamento, os principais incluem captura e imersão 3D, autenticação pela íris, interação 100% intuitiva sem a necessidade de controles convencionais, criação de avatar tridimensional realista para participação em reuniões e muito mais. O Vision Pro também é capaz de executar mais de 1,5 milhão de aplicativos compatíveis para iOS e iPad. Com o óculos, é possível desenvolver e revisar projetos de engenharia ou criar a experiência de estar em uma sala de cinema para assistir a um determinado filme. 


Falando especificamente da medicina, o equipamento de realidade virtual também permite a análise precisa de órgãos humanos por meio de aplicativos com imagens em altíssima resolução, consultas remotas, cirurgias a distância etc. Isso mostra que a realidade virtual é algo extremamente promissor para o futuro da medicina no mundo.


Uma matéria divulgada recentemente no Portal de Notícias G1 mostrou que no exterior as pessoas estão utilizando o aparelho normalmente no cotidiano, seja dentro de shoppings, no metrô ou na academia. Nesse contexto, fica claro que os equipamentos de realidade virtual não são mais algo distante ou futurista. Muito pelo contrário, as novidades estão presentes na rotina de pessoas comuns e em diversas profissões, inclusive na área da saúde. 


No Instituto Simutec, por exemplo, o uso de óculos de realidade virtual é comum nos treinamentos médicos oferecidos aos alunos. Os modernos simuladores LAP Mentor e U/S Mentor contam com esse tipo de recurso para permitir uma experiência diferenciada de simulação. 


Além dos óculos de realidade virtual, os simuladores também oferecem atividades com sensação tátil muito semelhante a um procedimento em um paciente humano. Dessa forma, os médicos têm a oportunidade de se aperfeiçoar em um dispositivo muito próximo da realidade. Com os treinamentos, os profissionais conseguem aprimorar suas habilidades, ganhar segurança para executar procedimentos no dia a dia e ainda têm contato com simuladores de última geração.


Esses são apenas alguns dos diferenciais que o Instituto Simutec oferece para quem deseja se qualificar com uma metodologia inovadora e 100% prática. Conheça nossa programação de cursos!


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page