top of page

Assim como o amor de mãe: incondicional, resiliente e inabalável

Texto colaborativo por Gabriel Vanoni e Camilla Rua


A maior corrente de solidariedade que já vivenciamos, reerguerá o Rio Grande do Sul


Foto: PABLO GOMES / Agencia RBS


Neste domingo, 12 de maio, celebramos o amor mais profundo e incondicional que a humanidade já produziu: o amor de Mãe. Esse sentimento de potência inigualável foi colocado à prova nas últimas semanas, aqui no Rio Grande do Sul. Ele está sendo confrontado pela maior catástrofe climática da história do Brasil, atingindo mais de 400 municípios gaúchos (número que representa mais de 80% das cidades do estado), retirando mais de 200 mil pessoas de suas casas, ceifando vidas e devastando famílias. 


Ele reagiu! Transcendendo todas as barreiras, o maior amor do mundo se espalhou pelo nosso estado, pelo Brasil e pelo mundo, gerando a maior corrente de solidariedade que já vivenciamos, superando a imponência das águas que o desafiaram.


Às Mães, queremos prestar a nossa homenagem, pela força e resiliência que estão enfrentando este momento tão delicado, desempenhando papel vital em suas famílias, mostrando que o amor maternal transcende qualquer obstáculo


Muitas mães estão se apoiando incansavelmente para cuidar dos outros, mesmo quando suas próprias vidas estão em risco. Nas cidades inundadas pelo caos das enchentes, elas precisam permanecer firmes, oferecendo conforto, cuidado e esperança aos filhos e aos que mais precisam. 


Vale destacar que, mesmo em um momento de crise, com condições adversas e recursos escassos, a comunidade médica também está cada vez mais empenhada em lutar pela saúde e pelo bem-estar das pessoas no Rio Grande do Sul. É o caso, por exemplo, da Associação Médica do Rio Grande do Sul, parceria do Instituto Simutec, que se mobilizou para receber doações em sua sede para ajudar a população prejudicada pelas tragédias climáticas.


O Centro de Treinamento do Instituto Simutec funciona dentro do prédio da AMRIGS e toda nossa equipe está focada em ajudar, reforçando os pedidos de doações diariamente em nossos canais de comunicação.


A AMRIGS também está unida com a Faculdade de Farmácia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e outras entidades médicas para uma iniciativa solidária voltada para coletar doações de medicamentos.


Para muitos gaúchos o Dia das Mães de 2024 será uma data extremamente delicada. Por isso, queremos mais uma vez demonstrar nossa solidariedade às vítimas das chuvas e nosso orgulho pelos profissionais da saúde por suas ações altruístas, que refletem o verdadeiro significado do amor ao próximo.


Nesse contexto, enquanto celebramos todas as mães, queremos também enviar uma mensagem especial de gratidão e reconhecimento às mães médicas do Rio Grande do Sul, Muitas seguem atendendo pessoas doentes, crianças, idosos e prestando apoio aos mais vulneráveis, especialmente nos casos de urgência e emergência. 


Que a coragem e a determinação das mães de todo o Brasil sirvam como um lembrete poderoso do poder da união em tempos de adversidade e motivação para superarmos os imensos obstáculos que se avizinham.


Feliz Dia das Mães! 


Se você quiser fazer uma doação, veja algumas maneiras de ajudar:


AMRIGS: veja pelo perfil do Instagram o que a entidade está recebendo: https://www.instagram.com/amrigsoficial/


CORREIOS: as agências dos Correios estão recebendo doações e transportando gratuitamente até os locais necessitados. Veja lista das regiões que estão participando: Sul (algumas cidades), Sudeste, Nordeste e Distrito Federal. Informações pelo telefone 0800 725 0100


GOVERNO DO RS

Doações nacionais

Chave PIX: 92.958.800/0001-38 (CNPJ)

Nome: SOS Rio Grande do Sul / Banco: Banrisul


PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

Doações nacionais: 92963560000160 (CNPJ)

Nome: PMPA / Banco: Caixa Econômica Federal

Conta corrente (para doações internacionais)

IBAN: BR48 0036 0305 0282 2000 0713 361C 1

Nome/Razão Social: MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE

CPF/CNPJ: 92.963.560/0001-60

Conta: 2822 0006 000000071336-1

Código Swift: CEFXBRSP


ASSOCIAÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RS

Chave pix: 87027595000157 (CNPJ)

Banco: Sicredi


COMUNITAS

A organização criou um fundo de apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul após a forte chuva que atingiu o Estado. O "Reconstrua RS" será modelado por meio de uma gestão compartilhada, comitês de atuação e execução privada e com ações prioritárias, entre elas a reorganização das escolas para o retorno das aulas.


->Doações para ações de reestruturação: PIX- CNPJ 03.983.242/0001-30

Banco do Brasil - 001

Agência 1195-9

Conta Corrente 600.650-7


->Doações para ações emergenciais:

PIX - CNPJ 92.958.800/0001-38


Para mais informações, contato pode ser feito via reestruturars@comunitas.org.br.


AÇÃO DA CIDADANIA

A organização, criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, tem comitês locais no Rio Grande do Sul como pontos de apoio para a distribuição de cestas básicas, alimentos prontos para consumo, insumos para cozinhas solidárias gaúchas — como alimentos e utensílios descartáveis — além de água mineral, cobertores e colchões.


Doações também podem ser realizadas pelo site www.acaodacidadania.org.br/emergencias e pelo pix: sos@acaodacidadania.org.br.


GRAD Brasil

Contando com apoio da SPOT Brasil, da loja Petz e de órgãos do governo gaúcho, a organização tem atuado no resgate de animais. De acordo com a GRAD, entre os profissionais envolvidos estão quatro médicos veterinários e uma bombeira civil e conta com uma caminhote, na base de apoio em Porto Alegre.


Para contribuir com o trabalho da ONG, é preciso acessar o site: doe.gradbrasil.org.br.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page