top of page

CHAT GPT PARA MÉDICOS: QUAIS BENEFÍCIOS A TECNOLOGIA PODE OFERECER

Atualizado: 14 de abr.

Por Camilla Rua - jornalista


chat gpt para médicos


O Chat GPT é um programa de computador que usa inteligência artificial para entender a linguagem natural escrita pelas pessoas e produzir respostas adequadas para diferentes tipos de questionamentos.

Basicamente, o funcionamento do Chat GPT é feito a partir de processo chamado aprendizado de máquina. O programa é alimentado com grandes quantidades de dados textuais disponíveis na internet, como livros, artigos, notícias e conversas cotidianas. Ele usa esses dados para aprender a reconhecer padrões na linguagem humana e criar conteúdo para os usuários.


Embora seja uma tecnologia criada a partir de robôs, o Chat GPT é capaz de gerar respostas coerentes e relevantes, graças à sua capacidade de entender contextos de conversa e diferentes formas de linguagem. Ele pode, por exemplo, identificar nuances sutis de linguagem, como sarcasmo, humor e ironia, e responder de forma apropriada.

Quando um usuário envia uma mensagem para o Chat GPT, o programa usa algoritmos de processamento de linguagem natural para analisar o texto da pergunta e identificar as palavras e frases-chave. Em seguida, ele consulta seu modelo de linguagem treinado para encontrar a resposta mais adequada à mensagem recebida.


Essa inovação oferecida pelo CHAT GPT está em alta porque pode gerar benefícios e praticidade para diferentes áreas, como educação, jornalismo, publicidade, gestão, marketing entre outros. Por meio dele, é possível criar textos, artigos, perguntas, redações, letras de músicas, poemas etc.


Mas a pergunta que queremos responder neste artigo é: como a medicina pode se beneficiar das facilidades geradas com o Chat GPT?

Chat GPT na área médica: o que esperar?

A medicina pode se beneficiar das facilidades geradas com o Chat GPT de várias maneiras, entre elas:



  1. Esclarecimento de dúvidas de pacientes;


  1. Criação de conteúdo sobre a área médica;

  2. Aconselhamento de pacientes;

  3. Resumos de diagnósticos;

  4. Treinamento médico;

  5. Triagem e diagnóstico de pacientes;

  6. Análise de dados;

  7. Educação e capacitação médica;

  8. Tradução médica (de artigos e estudos, por exemplo).

Uma das possibilidades que já está no radar das unidades de saúde é a utilização da ferramenta para gerar imputs sobre os pacientes, de forma que seja possível categorizá-los nos sistemas hospitalares.


Com isso, é esperado que a burocracia seja reduzida durante os atendimentos, desde a abertura de ficha nas clínicas e hospitais até as consultas. O médico poderá, por exemplo, digitar perguntas básicas para identificar grupos de pacientes específicos e ter mais assertividade nos atendimentos.


No treinamento médico, o Chat GPT pode ser usado por estudantes de medicina e residentes para a coleta de informações sobre condições médicas, novidades e tratamentos para. Ele pode responder a perguntas sobre anatomia, fisiologia, patologia, farmacologia e outras áreas.


Outra alternativa para utilização do Chat GPT para médicos é para manutenção do histórico dos pacientes, de maneira que a ferramenta consiga elencar de forma detalhada todas as informações pertinentes sobre cada pessoa. Assim, as chances de erro médico ficam reduzidas e é possível fazer uma pesquisa rápida com a inteligência artificial antes de cada atendimento/procedimento.


O GPT também permite aplicativos para codificação automática de diagnóstico. Isso significa que médicos podem identificar com rapidez pacientes com determinadas condições médicas, bastando digitar questionamentos simples.

Além das opções citadas anteriormente, os profissionais de saúde também podem recorrer à essa inovação para fornecer respostas e tratamentos mais personalizados, de acordo com as queixas de cada indivíduo e em uma linguagem apropriada para cada tipo de público.


Os hospitais, por outro lado, têm à disposição a partir de agora uma tecnologia com condições de criar conteúdo para atualização do site, elaboração de FAQ (também chamado de perguntas frequentes), treinar as equipes sobre temas relevantes, criar materiais para pacientes e muito mais.


Essas são apenas algumas maneiras pelas quais a medicina pode se beneficiar das facilidades geradas com o Chat GPT. À medida que a tecnologia evolui e novas aplicações são descobertas, é provável que haja ainda mais oportunidades para melhorar a saúde, o bem-estar dos pacientes e o desenvolvimento dos especialistas.

Conclusões sobre uso do Chat GPT na medicina


Como vimos, o Chat GPT é uma ferramenta que vai impactar diferentes áreas, carreiras e profissionais. No ramo da saúde, percebemos que médicos, universitários, residentes, gestores de hospitais e pacientes têm uma solução de inteligência artificial para agregar ainda mais às atividades do dia a dia.


Diante deste cenário de possibilidades, a recomendação que fica é: é preciso se manter antenado sobre as tendências que vêm sendo lançadas no mundo para aplicá-las de forma estratégica no setor da saúde!


Ou seja, mesmo que determinado equipamento (ou tecnologia) não seja específico para uso médico, ele pode sim impactar positivamente os especialistas.


Gostou deste artigo? Então, continue acompanhando o blog do Instituto Simutec para se manter atualizado sobre temas que devem estar no seu radar, como novas tecnologias, procedimentos, cursos, atualidades e muito mais.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page