top of page

Curso de Colecistectomia e Colangiografia Laparoscópicas




Curso de Colecistectomia Laparoscópica

Estudo de revisão realizado em 2023 indica que, comparada com a cirurgia aberta, a colecistectomia laparoscópica resulta em menor dor no local de incisão, tempo de internação e de recuperação mais curtos e maior qualidade de vida.

Mannam R, Sankara Narayanan R, Bansal A, Yanamaladoddi VR, Sarvepalli SS, Vemula SL, Aramadaka S. Laparoscopic Cholecystectomy Versus Open Cholecystectomy in Acute Cholecystitis: A Literature Review. Cureus. 2023 Sep 21;15(9):e45704. doi: 10.7759/cureus.45704. PMID: 37868486; PMCID: PMC10590170.


A meta-análise realizada por Coccolini indica resultados favoráveis também em relação a morbidade, mortalidade, tempo de procedimento e taxa de infecção pós-operatória.

Coccolini F, Catena F, Pisano M, Gheza F, Fagiuoli S, Di Saverio S, Leandro G, Montori G, Ceresoli M, Corbella D, Sartelli M, Sugrue M, Ansaloni L. Open versus laparoscopic cholecystectomy in acute cholecystitis. Systematic review and meta-analysis. Int J Surg. 2015 Jun;18:196-204. doi: 10.1016/j.ijsu.2015.04.083. Epub 2015 May 6. Erratum in: Int J Surg. 2015 Dec;24(Pt A):107. PMID: 25958296.


O Instituto Simutec oferece um curso em colecistectomia laparoscópica. O treinamento desenvolve as principais habilidades necessárias para procedimentos de colecistectomia e colangiografia videoassistida.


Nosso curso de colecistectomia laparoscópica é indicado para Médicos Residentes e Especialistas que atuam com cirurgia geral e Estudantes de Medicina. Este curso permite desenvolver habilidades videolaparoscópicas avançadas, tanto psicomotoras quanto cognitivas, e conta com tutoriais para aprendizagem do passo a passo da colecistectomia utilizando diversas ferramentas. Posteriormente, o conhecimento é fixado em procedimentos completos que apresentam numerosas variações anatômicas e casos clínicos.


Os principais objetivos deste módulo são:

- Desenvolvimento de habilidades laparoscópicas;

- Aprendizagem das etapas do procedimento: adquirir visão crítica de segurança, retrair a vesícula biliar, clipar e cortar o ducto cístico e a artéria cística, descolar a vesícula do leito hepático;

- Utilização de técnicas e ferramentas diversificadas: hook, grampeador, pinça de dissecção;

- Treinamento de reversão de complicações;

- Aplicação das técnicas em diferentes cenários clínicos e variações anatômicas como: bifurcação de artéria cística, diferentes ângulos de inserção do ducto cístico, ducto hepático reduzido e presença de ductos acessórios.


O simulador disponibiliza uma análise de desempenho específica por meio de parâmetros – como tempo de procedimento, economia de movimento, aplicação adequada dos clipes, eficiência e segurança de cauterização, número de clipes utilizados, ocorrência de perfurações – cuja observação permite que o aluno, junto com o assistente de treinamento, direcione os esforços e acompanhe a evolução do aprendizado.


O curso é 100% prático, presencial e individual. O curso está disponível nas unidades de São Paulo e Porto Alegre mediante agendamento de horário de acordo com a preferência do aluno. Disponível de segunda à sexta-feira das 8:00 às 20:00 e aos sábados das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.


Consulte para marcar sua data e horário de preferência. Você precisa de 8 horas para realizar este treinamento.


Confira o depoimento do Dr. Antônio Silva, cirurgião geral e pediátrico.




Trabalhamos com diversas formas de pagamento e condições de parcelamento. Informe-se com nosso consultor de vendas. Venha qualificar suas habilidades técnicas no mais moderno centro de treinamento médico por simulação do país.


Fale conosco hoje mesmo!


Você também pode agendar um treinamento experimental gratuito!





Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page