top of page

Orgulho de exercer a medicina




Ser médico é colocar em prática diariamente o cuidado com o próximo. É dar o melhor todos os dias, é buscar atualização constante e, acima de tudo, exercer a solidariedade e a empatia em todos os momentos. Para comprovar a grandiosidade dessa profissão, entrevistamos alguns médicos da nossa equipe para ouvir o que eles têm a dizer sobre 'o que é ser médico'...


Confira abaixo!


Dr. Marcelo Rombaldi - cirurgião pediátrico e coordenador médico do Instituto Simutec

“A medicina é uma profissão muito bonita e, independentemente da área, a gente lida com uma carga emocional muito grande e uma responsabilidade enorme que é cuidar da vida do paciente. Para mim, uma das coisas que eu tento reforçar diariamente é lembrar da força que a nossa palavra tem e a importância da gente saber confortar a família e o paciente nesses momentos tão difíceis. Não adianta nada nós sermos profissionais extremamente qualificados e extremamente especializados, se a gente não souber confortar, isso sim é ser médico".

Dr. Miguel Nácul - cirurgião do aparelho digestivo e coordenador médico do Instituto Simutec

"Acordei às 4h da manhã com uma ligação da emergência do hospital. Às 8 horas da manhã já estava acordando, fui ao hospital, vi a paciente e mais outras duas pacientes que estão internadas, depois fui para uma reunião e agora estou sentado esperando meus pacientes que são: 1, 2, 3, 4, 5, 6. 7, 8, 9, 10, 11, 12… que terei que atender com todo carinho e atenção. Depois disso tudo, vou para o plantão no hospital de pronto-socorro de Porto Alegre, hospital de trauma, por mais 24h. A gente tá acostumado com isso e se treinou muito bem, treinou cognitivamente, afetivamente e psicomotoramente para que a gente possa exercer e atender os nossos pacientes da maneira mais segura, efetiva e com todo o afeto necessário na relação médico paciente. Dia 18 de outubro, Dia dos médicos, um dia para ser muito, muito comemorado. Parabéns!"



Dra. Camila Bessow - ginecologista e obstetra e coordenadora médica do Instituto Simutec

"Nesse dia do médico, o Instituto Simutec me convidou pra conversar um pouco sobre as minhas inspirações em relação a medicina. Eu não vim de uma família de médicos e decidi por minha conta mesmo, bem cedo, ao redor dos 16 anos, que eu gostaria que meu trabalho fosse relacionado com pessoas e cuidar de pessoas, então eu percebi que a medicina se encaixava nisso que eu tinha ideia. Foi ao redor da faculdade, o momento em que eu decidi que minha especialidade seria a ginecologia, então, o cuidado com as mulheres, principalmente, acabou sendo meu foco, acho que foi uma decisão muito acertada, porque eu sempre me dei muito melhor com mulheres, sempre gostei de conviver entre mulheres na minha família, então pra mim cuidar de mulheres hoje em dia é muito natural e me sinto muito feliz. Ao redor da faculdade e da residência o contato com colegas, professores e contratados, acho que cada um deles acaba deixando uma marca no jeito que eu sou médica hoje em dia é um pouco de coisas que eu aprendi com cada um deles, tanto em relação a técnicas, como conversar com o paciente, a ter empatia e a entender o lado do paciente."


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page