top of page

Qualificação em Point of Care - Curso POCUS - oferece diagnóstico eficaz em casos de emergência


ultrassom point of care POCUS

Popularmente conhecido como ultrassom à beira leito, o Point of Care (POCUS - point of care ultrasound) é um tipo de procedimento médico muito usado no Brasil, principalmente em situações de emergência ou nas UTIs dos hospitais. Graças à sua tecnologia avançada, esse método auxilia profissionais da saúde na obtenção de diagnósticos cada vez mais precisos e eficientes.


Ou seja, trata-se de uma solução inovadora para ajudar plantonistas em casos clínicos que necessitem de uma análise rápida. O grande diferencial do POCUS é permitir que o médico realize um procedimento minimamente invasivo de forma simples, sem que seja necessário locomover o paciente para outra sala. Ou seja, todo o diagnóstico pode ser feito à beira leito, reduzindo as chances de intercorrências e ampliando as chances de recuperação em situações mais delicadas.


A utilização de equipamentos móveis no ponto de atendimento traz grandes vantagens para o trabalho médico, porque amplia a qualidade e a acessibilidade no atendimento. Isso gera benefícios para o setor da saúde, melhora a relação custo-benefício, contribui para a redução de erros e ainda oferece um atendimento qualificado aos pacientes em diversas situações clínicas. Sendo assim, podemos dizer que essa área merece um olhar cada vez mais atento dos profissionais que desejam se diferenciar.


Vale destacar que, ao longo das últimas décadas, os equipamentos de Point of Care passaram por modificações importantes, tornando-se cada vez mais práticos, modernos e confiáveis. Esse avanço permitiu que a ultrassom ganhasse cada vez mais espaço na comunidade médica, sendo uma área de grande procura nos cursos de especialização e atualização.


Afinal, o avanço da medicina exige máquinas e pesquisas inovadoras, mas também requer profissionais cada vez mais capacitados para o correto manuseio dos equipamentos, principalmente no caso do procedimento de Point of Care.


Para auxiliar residentes e médicos de diferentes áreas a se familiarizarem com o Point of Care, o Instituto Simutec oferece diversos cursos focados nessa área. O público-alvo dos treinamentos são médicos intensivistas, emergencista, anestesistas, clínicos gerais e cirurgiões, assim como acadêmicos e residentes que desejam obter mais segurança na técnica. Os cursos possuem uma metodologia focada no desenvolvimento individual do aluno e contam com simuladores de última geração. 


No curso POCUS a programação engloba tutoriais guiados e os seguintes módulos: 

  • Point of Care (POCUS) em Emergência (FAST, eFAST e RUSH)

  • Ecocardiografia à Beira do Leito

  • Acesso Venoso Guiado por Ultrassom. 


Sem dúvidas, é um curso que vale a pena conhecer e se matricular! Saiba mais aqui.

 



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page