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Lorena Lamas

Como nossos simuladores com realidade virtual (RV) são validados clinicamente? 


Um estudo publicado na revista "Surgery" constatou que o treinamento com simuladores com realidade virtual (RV) pode reduzir o tempo de aprendizado de novos procedimentos cirúrgicos em até 50%.

A validação de técnicas no treinamento médico é essencial para garantir a eficácia da formação. Com o avanço dos simuladores com realidade virtual, uma nova era surgiu na educação médica, mas é crucial que essas tecnologias sejam validadas cientificamente. A simulação médica já é usada há mais de 60 anos e evoluiu incorporando tecnologias como a realidade virtual, permitindo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras. Estudos de eficácia comparando simuladores com métodos tradicionais são necessários para garantir a qualidade e segurança no treinamento dos profissionais de saúde. 


Estudos de validação clínica avaliam se simuladores proporcionam um treinamento igual ou superior aos métodos tradicionais. A competência cirúrgica envolve habilidades cognitivas e técnicas que permitem ao cirurgião realizar procedimentos em um nível aceitável. O treinamento em videolaparoscopia deve ser progressivo, começando com habilidades básicas e evoluindo para atividades mais complexas. O processo se desenvolve em etapas: compreensão inicial, prática repetitiva e automação das habilidades. Isso permite ao trainee focar em decisões críticas durante o procedimento e alcançar um nível avançado de desempenho. 



simuladores com realidade virtual
Treinamento Médico em Simulador com Realidade Virtual

Abaixo, seguem 5 estudos que corroboram os currículos utilizados em nossos treinamentos: 


  1. Estudo comparando os cenários de treinamento clínico tradicional e simulado acompanhou 42 estudantes de enfermagem que passaram por treinamento em ambiente hospitalar versus treinamento simulado. Foi constatado que o tempo efetivo em que os alunos realizavam procedimentos foi maior no ambiente simulado e resultou em maior eficiência em sua realização (menos tempo para conclusão de um número maior de procedimentos). A análise por meio da Pirâmide de Miller de aprendizado indicou que trainees em treinamento simulado passaram menos tempo nos estágios de base da pirâmide, progredindo mais rapidamente para etapas de maior retenção. Sullivan, N., Swoboda, S. M., Breymier, T., Lucas, L., Sarasnick, J., Rutherford-Hemming, T., Budhathoki, C., Kardong-Edgren, S. Emerging Evidence Toward a 2:1 Clinical to Simulation Ratio: A Study Comparing the Traditional Clinical and Simulation Settings. Clinical Simulation in Nursing 2019; 30, 34-41 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2019.03.003


  1. Estudo para desenvolvimento e implantação de currículo para treinamento de laparoscopia colorretal com realidade virtual com foco primário em parâmetros de segurança e economia de movimento selecionados por 6 especialistas. Foram incluídos 14 cirurgiões em treinamento e os parâmetros pré e pós-treinamentos foram comparados. Diversos valores foram significativamente melhores após o treinamento, entre eles: tempo total para conclusão, dano a vaso sanguíneo, risco de lesão ao cólon, economia de movimento, demonstrando, assim, evidência de validação clínica entre profissionais experientes e principiantes. Wynn G, Lykoudis P, Berlingieri P. Development and implementation of a virtual reality laparoscopic colorectal training curriculum. Am J Surg. 2018 Sep;216(3):610-617. doi: 10.1016/j.amjsurg.2017.11.034. Epub 2017 Dec 12. PMID: 29268942. 


  1. Estudo comparando resultados clínicos em 124 nefrectomias parciais laparoscópicas realizadas por residentes de urologia com ou sem treinamento simulado demonstrou que profissionais do primeiro grupo reduziram significativamente perda de sangue, tempo de isquemia e tempo de internação em comparação com o segundo grupo (sem treinamento simulado). O treinamento foi realizado no aparelho Mentor LAP Simulator e caixas brancas (“box trainers”) e incluiu módulos de habilidades básicas em laparoscopia, sutura e nefrectomia. Paludo AO, Knijnik P, Brum P, Cachoeira E, Gorgen A, Burttet L, Cabral R, Puliatti S, Rosito T, Berger M, Neto BS. Urology Residents Simulation Training Improves Clinical Outcomes in Laparoscopic Partial Nephrectomy. J Surg Educ. 2021 Sep-Oct;78(5):1725-1734. doi: 10.1016/j.jsurg.2021.03.012. Epub 2021 Apr 10. PMID: 33849788. 


  1. Estudo randomizado para desenvolvimento de um currículo baseado em realidade virtual para apendicectomia laparoscópica utilizou o simulador LAP Mentor Simbionix a fim de determinar validação de constructo do método. O treinamento incluiu habilidades básicas videolaparosópicas e apendicectomia, avaliando os resultados registrados pelo aparelho em métricas de performance. Foram incluídos tanto profissionais experientes quanto principiantes (27 e 36 indivíduos, respectivamente). Para ambos os grupos, foi demonstrada validação de constructo na maioria dos exercícios, sendo ainda mais prevalente no treinamento procedural da apendicectomia. Sinitsky DM, Fernando B, Potts H, Lykoudis P, Hamilton G, Berlingieri P. Development of a structured virtual reality curriculum for laparoscopic appendicectomy. The American Journal of Surgery, 2020; 219(4), 613-621, ISSN 0002-9610; https://doi.org/10.1016/j.amjsurg.2019.04.020


  1. Revisão sistemática de estudos randomizados sobre a eficácia do treinamento com simulação com realidade virtual em videolaparoscopia utilizou 12 estudos com um total de 241 participantes e sugere redução de 17 a 50% no tempo de operação em humanos após o treinamento com VR. Simuladores que tinham a opção de procedimentos completos tiveram impacto maior nos resultados. O treinamento teve efeitos significativos também na diminuição de erros cometidos. Os autores indicam clara superioridade do treinamento com VR versus treinamento tradicional em que o trainee realiza seu primeiro procedimento após observar e assistir colegas, sem treinamento prático efetivo. Larsen CR, Oestergaard J, Ottesen BS, Soerensen JL. The efficacy of virtual reality simulation training in laparoscopy: a systematic review of randomized trials. Acta Obstet Gynecol Scand. 2012 Sep; 91(9):1015-28. doi: 10.1111/j.1600-0412.2012.01482.x. Epub 2012 Jul 24. PMID: 22693954. 


Referências: Nácul, M. P., Cavazzola, L. T., & Melo, M. C. de. Current status of residency training in laparoscopic surgery in Brazil: A Critical review. 2015; 28(1), 81–85. Arquivos Brasileiros De Cirurgia Digestiva (São Paulo) https://doi.org/10.1590/S0102-67202015000100020 Nisky, I., Huang, F., Milstein, A., Pugh, C.M., Mussa-Ivaldi, F.A., Karniel, A. Perception of stiffness in laparoscopy – the fulcrum effect. Studies in Health technology and informatics. 2012; 173: 313-9. Patil NG, Cheng SW, Wong J. Surgical competence. World Journal of Surgery 2003; 27:943-947 


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