CENSO MÉDICO: CONFIRA DADOS ATUALIZADOS SOBRE MÉDICOS NO BRASIL
top of page

CENSO MÉDICO: CONFIRA DADOS ATUALIZADOS SOBRE MÉDICOS NO BRASIL

Por Camilla Rua - jornalista




As pesquisas sobre o desempenho da área médica no Brasil são fundamentais para a elaboração de ações estratégicas que ajudem a melhorar o setor. Com um conhecimento mais aprofundado sobre o perfil dos profissionais atuantes na medicina, as universidades e os centros de treinamento podem se aperfeiçoar para atender a diferentes tipos de especialistas.


O mais recente censo médico divulgado no país aponta que o Brasil conta, atualmente, com 545,4 mil médicos em atividade. Deste total, cerca de 290 mil se encontram nas capitais. O estudo, que foi feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), mostra que houve um crescimento significativo nos últimos dez anos. Em 2010, por exemplo, o Brasil tinha cerca de 340 mil registros de médicos no país.


Segundo o Conselho, esse aumento é resultado, entre outras coisas, do número maior de escolas médicas e das vagas ofertadas na última década. Esse cenário acabou abrindo novas portas para estudantes que almejam ingressar nessa carreira, e também impulsionou a competitividade entre as instituições de ensino e os profissionais.


Diante desse levantamento, a expectativa é que o Brasil alcance a marca de 837 mil médicos em cinco anos. Com isso, é esperado que a desigualdade na oferta de serviços de saúde diminua, sobretudo nas regiões mais afastadas, e que haja aumento na procura dos médicos por novas especializações.


Em uma análise mais detalhada sobre a distribuição de médicos atuantes pelas regiões, o levantamento constatou que Sul e Sudeste (especialmente as capitais e os grandes municípios) estão entre as áreas com maior parte de especialistas.


  • Sudeste: estão 58% dos médicos - 3,22 para cada mil habitantes;

  • Sul: estão 15,7% dos médicos - 2,82/mil habitantes;

  • Centro-Oeste: estão 8,4% dos médicos - 2,74/mil habitantes;

  • Nordeste: estão 18,5% dos médicos - 1,75/mil habitantes;

  • Norte: estão 4,6% dos médicos - 1,34/mil habitantes.


Na visão do CFM, a desigualdade na distribuição de médicos pelo país acontece em virtude da falta de atrativos e de condições mínimas de trabalho. A entidade defende que o Brasil necessita de políticas públicas para deslocar profissionais dos grandes centros urbanos para o interior e para cidades pequenas. E muito mais do que isso: é preciso fazer com que o médico queira permanecer por lá.


"Não adianta colocar só o profissional sem um mínimo de condições para exercer a medicina de qualidade, sem ter uma infraestrutura de trabalho, leitos, equipamentos, medicamentos, acesso a exames e uma equipe multiprofissional", defendeu o presidente do CFM em matéria publicada no Portal G1.


Mulheres em alta na medicina: diferença salarial ainda é um obstáculo a ser vencido!


A presença de mulheres na medicina deve continuar aumentando, de acordo com o levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM). Em 1990, elas representavam apenas 30% da força de trabalho médico. Atualmente, o público feminino engloba 49,07% do total de profissionais atuantes (267 mil).


Dados da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Faculdade de Medicina da USP, que resultaram na sexta edição da Demografia Médica no Brasil 2023, mostram que as médicas mulheres predominam em 19 especialidades.


A dermatologia é a de longe com maior número de profissionais (8.236 médicas), representando 77,9% dos dermatologistas do país. Pediatria (75,6%), Alergia e Imunologia e Endocrinologia e Metabologia, ambas com 72,1%, completam o ranking.


Para 2024 a projeção é de que 50,2% do total de médicos no país sejam mulheres. No entanto, a diferença salarial com relação aos homens ainda é uma barreira que precisa ser combatida na medicina. O estudo mostrou que, no ano de 2020, as médicas brasileiras declaram rendimento médio anual 36,3% inferior que os profissionais do sexo masculino.


O que esperar para o futuro do perfil médico no Brasil?


Diante dos números apresentados nas análises mais recentes sobre o mercado da medicina, é possível perceber que a expansão no número de profissionais tende a crescer e que ainda existe um amplo cenário de oportunidades pela frente.


A tendência, segundo as principais entidades do setor e as estimativas do documento, é que a abertura de cursos de medicina leve o Brasil ao patamar de 1 milhão de médicos até 2035. Somente em 2022, por exemplo, o Brasil contava com 389 escolas médicas que, juntas, ofereceram 41.805 vagas de graduação — desse total, 23 mil novas vagas foram abertas de 2013 em diante.


Vale lembrar que o Instituto Simutec está 100% atento a esta demanda e cada vez mais inovador para oferecer treinamentos que alavanquem os profissionais nos desafios da medicina. Afinal, capacitação e atualização constante são quesitos essenciais para ter sucesso nessa profissão.

Os cursos oferecidos pelo Instituto oferecem as soluções, os equipamentos e as metodologias mais eficazes do mercado para garantir que os médicos tenham segurança na execução de diversos procedimentos minimamente invasivos, como ultrassonografia, videolaparoscopia, endoscopia, entre outros. Conheça aqui a agenda de cursos para 2023!

Ou, consulte diretamente nosso gerente de vendas para entender melhor os cursos de ultrassomaqui pelo nosso whatsapp.

Obrigado pela sua inscrição! Você receberá conteúdos do Blog, informações de cursos, treinamentos e promoções.

bottom of page